domingo, 21 de agosto de 2011

Estes são os que vem da grande tribulação

O post com informações sobre os nossos peregrinos após estes dias em Cuatro Vientos não poderia ter título mais apropriado. E olha que não foi minha idéia não. Foi o Kumura que me pediu para colocar. Não a toa também que esta tenha sido a frase escolhida para ser estampada no famoso bandeirão, que infelizmente, não conseguimos ver por estes dias. Acabei de falar com eles e estão muito contentes e muito bem. Se recuperando de Cuatro Vientos.

Para quem acompanhou pela TV pode ter uma noção do nossos jovens viveram estes 2 dias na vigília e na eucaristia com o Santo Padre. O Jerônimo dizia: estou contente e orgulhoso de nossos jovens, assim como disse o Santo Padre. Realmente, não foi fácil. Primeiro tiveram que caminhar por aprox. 16 Kms até chegar ao local do encontro. Tudo isso debaixo de um sol de 39 graus e pra piorar com água limitada. Em alguns momentos tiveram que bater em casas que encontravam durante o caminho para pedir por água. Chegando, se acomodaram e esperaram o Papa debaixo de um sol escaldante. O Papa chegou e quando parecia estar tudo bem, uma tempestade caiu sobre Cuatro Vientos, com ventos fortissimos, fazendo com que até o Papa tivesse que ser protegido. Teve inclusive que resumir seu discurso. Mas as poucas palavras que dirigiu ao jovens na noite de ontem foram por demais propícias. O Papa dizia que se sentia também orgulhoso dos jovens que permaneciam fiéis mesmo com o sol e a chuva. Não á toa que o tema da XXVI JMJ era: "Enraizados e Edificados em Cristo".

Na eucaristia de hoje pela manhã, infelizmente, alguns de nosso grupo não tiveram condições físicas de permanecer em Cuatro Vientos e sairam antes do término do encontro para retornar ao alojamento, com os responsáveis. Os que ficaram tiveram a alegria de ver o Santo Padre anunciar que a próxima JMJ, será no Rio de Janeiro, em 2013, como já era bastante esperado.

Apesar de todos as precariedades que puderam experimentar, o sol e o forte calor, a chuva e o frio, a distancias para retirar as refeições e utilizar os banheiros, TODOS estão muito contentes por ter escutado uma palavra de Bento XVI. Dizem inclusive que fariam tudo outra vez. Não tenhamos dúvidas!!!
Segundo os peregrinos, a organização da JMJ falava que aproximadamente 3 milhões de pessoas estiveram neste domingo em Cuatro Vientos para a eucaristia com o Santo Padre. Diziam, inclusive, que mais de 500.00. ficaram do lado de fora. Dificil manter a organização com uma  multidão dessas. Mas o Senhor mais uma vez esteve a frente.

Alguns de nossos jovens passaram mal, em função do sol forte, da falta de água, da falta de comida mesmo, pois tem se alimentado mais com lanches, nestes dias em Madri, mas já foram atendidos por médicos e medicados. Já estão bem, fiquem despreocupados. 

Havia um problema também com relação ao alojamento onde estão em Madri. Os responsáveis pelo local haviam informado os responsáveis dos jovens que deveriam deixar o local na 2ª Feira pela manhã, mesmo o Centro Neocatecumenal de Madri tendo acertado antecipadamente que os grupos de os peregrinos do Caminho poderiam ficar nos alojamentos até o dia 23 pela manhã. Bom, após muitos contatos e tentativas, nada feito. Os jovens teriam que sair mesmo na segunda pela manhã. Essa, inclusive, foi a informação que passaram os peregrinos antes de irem a Cuatro Vientos e até horas atras era a informação oficial. O Jerônimo falou que aconteceu um milagre mesmo, há poucos instantes ligaram no alojamento autorizando os peregrinos a ficarem até na terça. Bom, sobre isso, deixemos que eles mesmos, testemunhas deste acontecimento, nos contem quando chegarem.

Contudo, informo que não se trata de uma falha da agência de viagens que nada tem a ver com os alojamentos, transportes e alimentação dos peregrinos durante a Jornada. Isso tudo é de responsabilidade da organização oficial. Quando partiram do Brasil, havia a informação que o Centro Neocatecumenal de Madri tinha resolvido esta questão e que estava tudo certo para ficarem até o dia 23. Enfim, os detalhes virão com peregrinos. 

O importante é que o Senhor providenciou, os  jovens e os responsáveis estão muito contentes e animados. Amanhã irão ao encontro com os iniciadores do Caminho, na Praça Cibeles no centro de Madri. Estão animados também. 

Continuemos com nossas orações, pedindo ao Senhor que os façam firmes na fé! 

Emanuel Vieira - Brasil

4 comentários:

  1. Com certeza Cristo vai a frente e providencia o que realmente é necessário.Temos confiança tambem que a cruz que se apresenta não é maior que a capacidade concedida por Deus de,em comunidade,carrega-la.Força, coragem, animo!!!
    Marta

    ResponderExcluir
  2. Mas uma vez as pessoas que organizam este evento estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Opa!! Escrevi errado..vai de novo! hahaha!

    *Mais uma vez as pessoas que organizam este evento estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. e ai galera tudo bem com vcs??????espero que sim.....primeira coisa quero eh dar meus parabens ao jeronimo responsavel do grupo do onibus 5 que deu aordem para os jovens estão peregrinado,caminhando,cantando,anunciando a palavra de DEUS....fico feliz que vcs cumpriram o dia-dia durante da peregrinação.....um grande abraço fraterno aos irmãos da comunidade 12 e Paróquia Nossa Senhora de Fátima.....

    obs: estamos aguadando e ansiosamente da suas chagadas ao Brasil..

    ResponderExcluir