segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Experiência - Rafael Credendio - Comunidade 12

Quer conhecer uma pessoa?Vá peregrinar 15 dias com ela! Rimos juntos, choramos juntos, sofremos e aproveitamos as coisas boas da jornada. Todos juntos e compartilhando as experiências, anceios, medos e alegrias. A comunhão fraterna e o amor ficaram evidentes, todos estavam no seu limite físico e emocional e nada mais importava pois tinhamos Deus e nos apoiamos um no outro e foi o que nos susteve até o final.
Anunciando em Portugal (Porto e Braga) encontrei no meu caminho duas pessoas que levarei pra sempre na memória e nas minhas orações. Duas pessoas amarguradas e muito machucadas pela vida, mas que ficaram impressionadas em ver a nossa alegria em anunciar o amor de Cristo nas nossas vidas. A vida do Luis (Porto) e da Dona Conceição (Braga) iluminaram minha história e principalmente minha cruz.
A Jornada foi uma mistura de sensações e sentimentos e o melhor de tudo foi a presença e o amor de Deus manifestado no nosso meio. Sensação de paz ao passar diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, nostalgia ao entrar pelas muralhas de Santiago de Compostela, de alegria contagiante e bem brasileira ao anunciar e dançar pelas ruas da cidade do Porto e de Braga. Sentir-se cuidado com carinho pelos irmãos no dia da vigília, sentir-se familia com pessoas que jamais poderia imaginar, sentir saudades da família e da minha querida Vila Hortolândia. 
Mas o maior sinal do poder de Deus nessa peregrinação foi a nuvem de chuva. É incrível ver como Deus se manifesta nas pequenas coisas. Lendo isto parece algo insignificante, se não fosse pelo fato de que haviamos marchado 20Km em 5h, sob um sol de 45°C, com água reduzida e quente e que ao chegarmos em Cuatro Vientos não havia nenhuma sombra. O desespero tomava conta de todos, muitos passaram mal. Foi quando que reunidos embaixo da "tenda da reunião" resolvemos rezar o terço e isto nos acalmou. Derrepente me deparei com uma nuvem que cobria o sol lentamente, fiquei sem reação. A felicidade foi tamanha que aliviados do calor começamos a dançar, cantar, sorrir e chorar, se abraçar e a bendizer a Deus! Bendita chuva!
(Detalhe: a media histórica de chuvas no mês de agosto em Madri é de apenas um dia, o verão espanhol é muito quente e seco)
 
O que concerteza levo dessa Peregrinação é a imagem de Deus e de Cristo manifestado na vida das pessoas! Mais do que qualquer monumento histórico, catequeses lindíssimas, cidades super modernas, o charme da Europa. Foi na convivência com as pessoas que pude perceber a presença de Deus na história do homem e na minha vida também.




Foto da nuvem que nos protegeu. Foi algo inacreditável! 

Experiência - Jussara Bragiato - Comunidade 13


"Aonde irei longe do teu Espírito?
Aonde do Teu rosto escaparei?
Se subo até o céu,ali estás Tu.
Se desço até a morte,ali te encontro" Sl 139 (138)
Ouvimos este cântico nas vésperas que celebramos no catecumenium  de nossa Senhora do Trânsito,em Madrid e eu nunca o tinha ouvido,mas não haveria momento mais propicio para conhecê-lo;Ele resume toda a nossa jornada: Nos momentos de alegria,de conforto,ali estava Deus,nos privilegiando com tantas maravilhas;Nos momentos de sofrimento,de cansaço,dor, ali esta Deus nos segurando forte,nos "pondo sobre nós a Tua mão".
 Eu pude sentir Deus como nunca o havia sentido antes.
 Logo após a cansativa a árdua caminhada até o Cuatro Vientos,o terço que rezamos pedimos a Deus que enviasse a chuva foi o que nos deu força para aguentarmos aquele Sol e a precariedade pela qual passamos.
No momento em que o Santo Padre adentrou Cuatro Vientos e que a chuva começou a cair,eu não conseguia pensar em nada,a não em como Deus era maravilhoso.Eu sentia Deus em cada gota de chuva que caía,e uma alegria infinda tomou conta de mim quando o santíssimo foi exposto e aquela chuva tornou a cair.Naquele momento,eu não tive a menos dúvida da existência de Deus e do amor dele por mim!
Além disso tudo,eu me senti realmente filha de de Maria.Me senti abraçada por ela e pelo seu amor de Mãe.Para mim o cântico Maria,pequena Maria, marcou profundamente essa peregrinação,pois ela intercedeu por nós a todo o momento,nós deu "a brisa suave de Elias",foi "a nuvem no deserto que protege a marcha de Israel",propiciou"a tenda da reunião",e fez nascer no grupo "a arca que leva a aliança..."

Enfim,agradeço e bendigo e Deus por tudo que passei nesses 17 dias maravilhosos,por essa comunidade chamada Madrid,por todos os catequistas que nos ajudaram,por Deus ter se manifestado no coração de todos e por Maria ter intercedido por nós junto á seu Filho.