Anunciando em Portugal (Porto e Braga) encontrei no meu caminho duas pessoas que levarei pra sempre na memória e nas minhas orações. Duas pessoas amarguradas e muito machucadas pela vida, mas que ficaram impressionadas em ver a nossa alegria em anunciar o amor de Cristo nas nossas vidas. A vida do Luis (Porto) e da Dona Conceição (Braga) iluminaram minha história e principalmente minha cruz.
A Jornada foi uma mistura de sensações e sentimentos e o melhor de tudo foi a presença e o amor de Deus manifestado no nosso meio. Sensação de paz ao passar diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, nostalgia ao entrar pelas muralhas de Santiago de Compostela, de alegria contagiante e bem brasileira ao anunciar e dançar pelas ruas da cidade do Porto e de Braga. Sentir-se cuidado com carinho pelos irmãos no dia da vigília, sentir-se familia com pessoas que jamais poderia imaginar, sentir saudades da família e da minha querida Vila Hortolândia.
Mas o maior sinal do poder de Deus nessa peregrinação foi a nuvem de chuva. É incrível ver como Deus se manifesta nas pequenas coisas. Lendo isto parece algo insignificante, se não fosse pelo fato de que haviamos marchado 20Km em 5h, sob um sol de 45°C, com água reduzida e quente e que ao chegarmos em Cuatro Vientos não havia nenhuma sombra. O desespero tomava conta de todos, muitos passaram mal. Foi quando que reunidos embaixo da "tenda da reunião" resolvemos rezar o terço e isto nos acalmou. Derrepente me deparei com uma nuvem que cobria o sol lentamente, fiquei sem reação. A felicidade foi tamanha que aliviados do calor começamos a dançar, cantar, sorrir e chorar, se abraçar e a bendizer a Deus! Bendita chuva!
(Detalhe: a media histórica de chuvas no mês de agosto em Madri é de apenas um dia, o verão espanhol é muito quente e seco)
O que concerteza levo dessa Peregrinação é a imagem de Deus e de Cristo manifestado na vida das pessoas! Mais do que qualquer monumento histórico, catequeses lindíssimas, cidades super modernas, o charme da Europa. Foi na convivência com as pessoas que pude perceber a presença de Deus na história do homem e na minha vida também.
Foto da nuvem que nos protegeu. Foi algo inacreditável!